Multiculturalismo

Divulgada Programação “Cultural” da Esculhambaria do Dia 13 de Março



Treze de março, dia da comemoração de 173 anos de emancipação dessa `incívica’ jungla será marcada, novamente, pela esculhambação oficial. Vai ter panquê, e quem não tiver negócio não irá na praça que nos três dias da "festa" é transformada num puteiro. A “festa multicultural” (leitor, o que é festa multicultural?) é, em verdade, a festa do tirar de tempo. Dia 12 está prevista mostras de dança, teatro, coral, baile e a apresentação das filarmônicas Lira e Minerva. Ninguém vai.

Já o dia 13, o dia cívico jungliano, o bicho vai pegar. Depois da zero hora, a hora do cão, a cidade será tomada pelas árias do “É Cheque” e “Black Style”, esta a que relata em sua música a história da prima de Isabela que “passou uma geral”, ficou grávida de Rodriguinho e transmitiu uma coceira em Ricardinho. Que horror! Coisas bem ao gosto musical e moral de sua excelência. Todo mundo vai.

Dia 14, às 14 horas, a banda “Bronka” conduzirá um arrastão, que sairá lá da Ponta da Calçada até a Praça Teixeira de Freitas. Bronka é aquela banda, se é que pode-se considerar uma banda de músicos, que na Lavagem do Beco do Fuxico, em São Felix, testemunhou um quebra-quebra generalizado e regado a cascadas, dedadas, pauladas e ui-ui-uis, cujo desfecho se deu na Praça 25 de Junho, em Cachoeira. É mole?

O que chama a atenção não é a “festa multicultural” (como diz o gentil repórte: “é piada!’), até porque a festa não é multicultural nem o burro – ou a burra - que cunhou esse nome “intelectual” (eu sei quem foi!) não sabe o que é multicultural. O que chama a atenção é a recorrente esculhambação que os baderneiros promovem nesse dia.

O que pensam as pessoas que celebram com respeito e orgulho o dia 13 de março? O que pensa o professor Edvaldo Carneiro? O que pensa o bispo Dom Roque Nonato? O que pensa Salustiano Coelho? O que pensa a professora Yolanda Gomes? O que se assiste nos dias 13 de março nesses últimos 20 anos em Cachoeira é uma manifestação de absoluto desrespeito às nossas tradições culturais e históricas. O que se assiste nesses dias é um gang de baderneiros depredando a cidade, promovendo atos de violência, emporcalhando as ruas com fezes, atirando arames nas redes elétricas de alta tensão para promover blecautes, igualzinho como faziam aqueles meninos mal mimados e malcriados e violentos de alguns anos atrás.

Comentários

  1. Anônimo16:43

    Rapaz, o que tú queres? Critica tudo, nada está bom pra você! Eu acho melhor vc residir em São Félix, já que lhe deram uma colher de chá para vc ensinar no Colégio. O pior bardeneiro que eu ouço falar de Cachoeira é vc que só anda nos bares bebendo e puxando drogas. Procure seu lugar não menospreze o povo de Cachoeira, deixe o povo ficar em paz.
    Pobre idiota, fracassado, desprezado pela própria família.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:07

    Na comunidade Cachoeira/Ba do Orkut tem a transcricao do texto e a devida fonte citada. Muito boa explanacao.

    ResponderExcluir
  3. Adriana23:53

    Aff Cacau, nunca vii alguém descrever perfeitamentee o que vai aconteceer no diia 13 i 14 de março em Cachoeira, concordo plenamente com vc... O povo de Cachoeira precisa se conscientizar que essa politíca de pão e circo não vale a pena...
    Devemos exigir muito mais, que não tivesse nada no 13 de Março, ou só as bandas daqui, porque não colocar todos os sambas de rodas de Cachoeira, todos os reggae, e até todos os pagodes, e com o dinheiro que Vossa Excelência o senhor Prefeito gastará com Black style, é xeque i a bronka, investiria na melhoria da cidadee...

    Simplesmente decepcionante!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo07:30

    É isso mesmo, infelizmente o que deveria ser o 13 de Março, uma festa que poderia mostrar os verdadeiros valores da nossa cidade, ou aproveitar a ocasião para educar o povo com atividades saudaveis e de educação patrimonial, tornouse uma verdadeira baderna e incentivo a prostituição, vandalismo uso de drogas e todo tipo de sujeira até moral. Resumindo: Tal programação é a cara do prefeito e seus acessores que concordam com essa baixaria .

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:51

    Aff

    se depender dessa administração so vamos ter as bandas de um certo produtor careca que tem 200 bandas, sendo que nessas bandas só muda o cantor o resto dos musicos são os mesmos. nasceu samba, anima samba, gegg Nagé, axé - animado, jeito de odiar,
    cadê os sambas de roda de cachoeira w produções?
    parabeniso a câmara que esta dando oportunidade aos sambas, segundo o presidente falou na entrevista na radio, se realmente acontecer esta de parabens,
    se liga! faz uma pesquisa antes de contratar as bandas ja que não sabe fazer festa
    nesse aspecto o atingo prefeito sabia trabalhar

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21:58

    os homem de bem q sao muitos de cachoeira devem pedir ajuda apolicia federal contra au incentivo aprostituiçao e uma fodansa so cachoeira vira brega tem tudo drogas putas ladrao de gravata pobri cachoeira so deus pedir ajuda ajustça au governador pra freiar a galera du roubar mais fais

    ResponderExcluir
  7. Samir10:52

    Concordo com tudo! Desde que saiu a programaçõa to tentando encontrar a multiculturalidade na mesma e até agora não encontrei. Só bosta.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo16:47

    Seu animal “AFF”, de fato a programação deveria ser melhor, mas não cabe a produtora indicar as bandas que vão se apresentar e sim organizar o evento mesmo que seja uma merda declarada.
    Esse mesmo careca que você cita ai tem três grupos musicais e um é um samba de roda que pede para tocar (o mesmo se encontra desativado, devido a falta de reconhecimento)
    E outra coisa seu merda se vc quer esculhambar e denegrir a imagem das pessoas pelo menos coloque o nome dos grupo correto: SEU BURRO!

    ResponderExcluir
  9. Multiculturalismo?

    "Ela é uma cadela" agora é cultural!
    Nossaaa... Impressionante!
    A programação do primeiro dia é só pra dizer que tem algo cultural.

    E porque comemorar o 13 de março mesmo? Se jogar uma enquete na rua, 80% não sabe nem responder porque é feriado na cidade.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo11:29

    Parabeniso é foda!

    ResponderExcluir
  11. Edvar23:07

    Parabenizo pelo belo comentário pela promoção da baixaria no dia 13 de março, uma cidade que merece ser valorizada por sua história e cultura, estamos vendo que os liders da cidade vem oferecendo um prato cheio de porcarias, no dia em que a cidade deveria estar em festa comemorando as suas riquezas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário